Estresse x Ganho de Peso: tem a ver??
O ESTRESSE é sim, considerado um GATILHO para diversas doenças, por precipitar mudanças em diversas vias metabólicas no organismo – como a OBESIDADE, uma das doenças mais prevalentes no mundo.
Para justificar esta correlação, estudos mostram que o CORTISOL (um dos principais hormônios associados ao estresse) gera alterações no metabolismo energético.
Além disso, também se sabe que o AUMENTO CRÔNICO nos níveis de CORTISOL induz o aumento pelo DESEJO POR ALIMENTOS RICOS EM GORDURAS E AÇÚCAR, o que predispõe ao acúmulo de gordura corporal – especialmente quando o gasto energético não está equilibrado.
Por outro lado, a OBESIDADE pode aumentar a INFLAMAÇÃO do corpo (pois aumentam as concentrações de citocinas inflamatórias) que, por sua vez, pode elevar as concentrações de CORTISOL (pela interferência em eixo hipotalâmico e hipofisário).
ESTAS DUAS CONDIÇÕES PODEM SER MELHORADAS com BONS HÁBITOS ALIMENTARES.
O aumento no consumo de frutas, verduras e legumes pode ser uma conduta interessante, por fornecer muitos compostos bioativos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a atividade do eixo de estímulo do cortisol.
Ainda, estes alimentos fornecem muitos nutrientes e fibras, que ajudam a reduzir processo de aumento de gordura corporal e no controle da saciedade.
Alimentos fontes de ômega-3 – como peixes de pequeno porte e beldroega – também são sugeridos para estas duas condições.
Um recente estudo realizado com 2724 participantes mostrou que o baixo nível de ômega-3 esteve associado ao estresse biológico e hiperatividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
Além da alimentação saudável, técnicas de MINDFULNESS, RESPIRAÇÃO E YOGA também são propostas como uma forma de obter atenção plena e tranquilidade em diversos critérios da vida, incluindo o momento das ESCOLHAS ALIMENTARES e REDUÇÃO NO ESTRESSE.
Um estudo realizado com mulheres sobrepesas indicou que o uso de técnicas de mindfulness, por 8 semanas, promoveu redução do estresse e gerou benefícios metabólico.
Portanto, o Stress possui sim grande impacto no aumento de gordura corporal, e a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TEM IMPORTANTE IMPACTO NESTAS CONDIÇÕES, e quando associada a outras ferramentas que ajudam na ATENÇÃO PLENA E ESCOLHAS ALIMENTARES, os resultados podem ser ainda mais promissores!
Para ajustes individualizados em sua alimentação diária, e ganhos para a VIDA, procure um bom nutricionista para lhe orientar e apoiar ;)
Para contatar a Nutri Ale e agendar seu horário, envie whats app para:
27. 99991-7856 (atendimentos em Vitória ES)
(texto baseado em artigo de VP Centro de Nutrição Funcional)
Referências Bibliográficas:
1-HEWAGALAMULAGE, S.D.; LEE, T.K.; CLARKE, I.J. et al. Stress, cortisol, and obesity: a role for cortisol responsiveness in identifying individuals prone to obesity. Domest Anim endocrinol; 56:Suppl: S112-20, 2016.
2-THESING, C.S.; BOT, M.; MILANESCHI, Y. et al. Omega-3 polyunsaturated fatty acid levels and dysregulations in biological stress systems. Psychoneuroendocrinology; 97:206-215; 2018.
3-MARTINEZ-FERNÁNDEZ, L.; LAIGLESIA, L.M.; HUERTA, A.E. et al. Omega-3 fatty acids and adipose tissue function in obesity and metabolic syndrome. Prostaglandins Other Lipid Mediat; 121:24-41, 2015.
4-RAJA-KHAN, N.; AGITO, K.; SHAH, J. et al. Mindfulness-based stress reduction in women with overweight or obesity: a randomized clinical trial. Obesity; 25(8):1349-1359, 2017.