Antropometria é a medida das dimensões corpóreas.
As medidas antropométricas mais empregadas na avaliação do estado nutricional são: peso, altura, circunferências (braço e cintura) e dobras cutâneas (tríceps, bíceps, subescapular, suprailíaca).
Constitui-se em um método de investigação científica em nutrição que se ocupa da medição das variações nas dimensões físicas e na composição global do corpo humano em diferentes idades e em distintos graus de nutrição.
A antropometria apresenta as seguintes vantagens:
método não invasivo, de fácil execução, simples e alta confiabilidade.
No entanto, pode sofrer algumas interferências em situações limítrofes do estado nutricional, como por ex. na presença de ascite ou edema.
A interpretação das medidas antropométricas exige o uso de padrões de referência e de pontos de corte definidos, distinguindo os que necessitam e os que não necessitam de intervenção, permitindo ainda discriminar níveis de mal nutrição.
Por meio das medidas antropométricas pode-se estimar massa corporal total expressada pelo peso, massa corporal gordurosa expressada pelas dobras cutâneas e a massa corporal muscular expressada pela circunferência e área muscular do braço dentre outros parâmetros.
O Sistema de Acreditação Internacional em Cineantropometria da International Society for Advancement of Kinanthropometry (ISAK), são baseados em um modelo australiano de estandardização das técnicas de medidas antropométricas.
Nesse, o controle de qualidade das medições é reforçado principalmente pela descrição detalhada das técnicas e pela tolerância de erro permitida entre medidas repetidas.
A aplicabilidade dessa formação possibilita que o avaliador/antropometrista ofereça aos seus clientes qualidade e confiança, desde as coletas de dados até a análise final dos resultados obtidos.