top of page

Blog & Receitas

Já comeu Carne de JACA?


VOCÊ JÁ COMEU CARNE DE JACA??

O consumo mais comum da fruta é in natura, mas pode ser comida fresca, em saladas de frutas, geléias, cristalizada e em doces diversos. E também tem a chamada “carne” de jaca, que consiste no fruto verde cozido, desfiado e refogado assim como a carne.

Talvez você já tenha visto por aí as coxinhas de jaca ou outros pratos com o fruto!

Os Benefícios da jaca

Ela possui componentes com efeitos funcionais e medicinais, como os ANTIOXIDANTES que neutralizam radicais livres e previnem diversas doenças.

Possui ainda FITONUTRIENTES diversos: lignanas, isoflavonas e saponinas que oferecem benefícios à saúde, com capacidade de combater cânceres (de cólon e de pulmão), pressão alta, úlceras e outros transtornos intestinais, envelhecimento celular e perda da massa óssea.

O POTÁSSIO também otimiza a parte óssea e de quebra melhora as funções muscular e nervosa.

Também contém NIACINA (a vit. B3), necessária para o metabolismo energético, nervoso, e síntese de certos hormônios.

Contém VITAMINA C, famoso antioxidante que protege o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, e mantém a saúde das gengivas.

Também contém cerca de boas quantidades de FERRO, que auxilia na prevenção da anemia e também ajuda na circulação sanguínea adequada.

Além disso, possui vitaminas A, C, E, K, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e minerais como cobre, manganês e magnésio, que têm papel fundamental na formação do sangue, além de equilibrar e proteger o organismo em diversos aspectos. Ah, e por ser rica em vitamica C, a jaca também aumenta a capacidade de absorver ferro.

E se quiser saber sobre a saúde de sua PELE, sim ela também influencia! Os antioxidantes presentes na jaca ajudam a retardar o envelhecimento (não só da pele, mas de todas as suas células!), e a vitamina C participa da produção de colágeno.

Para os que esperavam que a jaca fosse rica e proteína (já que o tema é ‘carne’ de jaca) ... sinto informar meus caros, mas não! A quantidade de proteína é baixa.

Mas de qualquer forma, seu consumo vale pela riqueza de micronutrientes ;)

Ah, uma dica importante!

A maioria das pessoas descarta AS SEMENTES mas elas também são muito nutritivas: com 22% de amido e 3% de fibra alimentar. Podem ser consumidas assadas, torradas, cozidas ou em forma de farinha (uma alternativa de proteína alimentar que pode ser utilizada em diversas receitas). Lembrando que as sementes frescas não podem ser mantidas nesse estado por muito tempo.

Ps.: Aqui em Vitória eu compro a jaca verde desfiada já pronta (somente refogo e tempero em casa), na feira orgânica ;)

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page