top of page

Blog & Receitas

VONTADE DE DOCES: O DESAFIO DE QUEM FAZ DIETA

Falta de tempo, ansiedade, beliscos, rotina, eventos. Todos são motivos que levam as pessoas a sabotar a dieta, e a relação com o açúcar é uma das principais razões.



A vontade de comer doce é um desafio para quem quer reduzir peso, e ela pode ser desencadeada por diferentes motivos.


Doce ocupa o primeiro lugar


Existem diferentes reações provocadas pelo açúcar no nosso organismo.

Para explicar melhor sobre elas, acompanhe abaixo alguns gatilhos que fazem o doce ser tão desejado e capaz de induzir as pessoas a fugirem da dieta.




Foto: Taryn Elliott no Pexels


Queda da serotonina


Conhecida como hormônio do bem-estar, a serotonina é um neurotransmissor que desempenha funções importantes no cérebro e regula, também, o apetite e o humor. Quando este hormônio está em desequilíbrio (baixos níveis ou problemas na sinalização com o receptor), a vontade de comer doce pode ser acentuada, assim como a vontade de ingerir carboidratos.


Fome emocional


Procurar por fontes de prazer e compensação é um dos princípios do funcionamento do corpo humano. Por isso, a relação desenvolvida com determinados alimentos faz com que eles nos remetam a situações prazerosas. Desta forma, quando acontecem momentos de estresse, ansiedade e emoções negativas, a vontade de comer determinados alimentos que nos despertam bons sentimentos e memória afetiva vem à tona, e, em muitos casos, o doce é a opção escolhida.


Desequilíbrio hormonal na TPM


Durante a TPM (tensão pré-menstrual), é comum que as mulheres procurem por mais fontes de carboidratos, o que aumenta os níveis de serotonina e contribui para uma sensação de bem-estar.

Para evidenciar a relação citada acima, em um estudo, quando os pesquisadores aumentaram a neurotransmissão de serotonina em mulheres no período pré-menstrual, a ingestão de alimentos e o humor voltaram ao normal. Por isso, é comum que a mulher coma chocolate durante a TPM, por ser um alimento rico em serotonina e carboidratos simples.


Dicas


Agora é interessante saber como desviar da “tentação”.

Confira as dicas que ajudam a consumir menos açúcar e, assim, reduzir peso.

  • Substituições saudáveis: já pensou em comer um brigadeiro com ingredientes que fazem bem para o organismo e sem se preocupar com os níveis de açúcar? E um chocolate feito com puro cacau , óleo de coco, fibras prebióticas e adoçantes 100% naturais? Existem muitas receitas adoçadas com fontes saudáveis e com composições cheias de benefícios para o corpo. Recorra a elas para evitar o consumo de açúcar! Só dar um google e diversas opções aparacerão para você!

  • Atenção às emoções: estar atento em como surge o desejo pelo doce é uma das chaves para saber como evitá-lo. Perceba se existem motivos que o induzem a procurar o açúcar, como a fome emocional e o desequilíbrio hormonal. Para desviar do doce, inclua outras fontes de nutrientes mais saudáveis na sua rotina, como boas fontes de gordura e a ingestão de fibras.

  • Controle no supermercado: ao planejar a ida ao supermercado, não inclua doces na sua lista. Evite comprar e ter fácil acesso a chocolates e guloseimas ricas em açúcar em casa. Inclua frutas, frutas desidratadas, e outras formas de adoçar a sua rotina que são mais saudáveis.

  • Alimentação balanceada: quem se alimenta de forma equilibrada, naturalmente começa a ter menos vontade de comer doce. Isso porque o corpo alimentado com todos os nutrientes e fontes de energia e micronutrientes não percebe a falta do açúcar e sente saciedade por mais tempo.



Fugir do açúcar não é uma questão fácil. E não precisa ser feita de forma drástica, eliminando o doce do dia para a noite. Tenha cautela, busque orientação de sua nutri e produtos naturais como alternativas.


Acerte o seu ritmo para conseguir manter a dieta e emagrecer com saúde ;)




Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page