Flutuações de peso em uma dieta
Normalmente quando se está em uma fase de cuidados para a redução de peso (pode chamar de dieta, reeducação alimentar, como quiser), muitas pessoas sobem todos os dias ou até várias vezes ao dia na balança para verem se o peso está baixando.
Em primeiro lugar, é fundamental que você não fique se pesando várias vezes no mesmo dia porque flutuações ocorrem durante as 24 horas, e normalmente estamos mais pesados no final do dia.
Quando você experimenta oscilações de peso, é natural que você se sinta preocupado ou até mesmo ansioso e com vontade de desistir.
Como se todo o esforço não tivesse compensado... Depois de ter seguido a seu plano alimentar e exercício fielmente, você espera ver o peso reduzido. Surpreendentemente, você sobe na balança e vê que o peso subiu alguns quilos de um dia para o outro.
Flutuações de peso podem ser muito frustrantes, e eles podem fazer com que você perca a esperança em seus esforços de perda de peso.
No entanto, se você estiver sabendo que oscilações de peso podem acontecer, você não vai se preocupar tanto.
Por que as flutuações de peso ocorrem
São situações normais e acontecem com todo mundo. Elas podem ser causadas por diversos fatores, como o consumo de uma grande refeição, a ingestão de sal em excesso, retenção de água, obstipação (intestino preso) e alterações hormonais.
Uma coisa que você deve saber é que o peso extra que você vê na escala não vem necessariamente de um aumento na gordura corporal, pois oscilações em curtos períodos têm mais a ver com retenção de líquidos, os resíduos ou outras substâncias que estão temporariamente presentes em seu corpo.
Quanto pode o seu peso flutuar?
Nestas flutuações, seu peso pode ter um aumento temporário de até aproximadamente 2kg por dia. Leva algum tempo para o seu sistema digestivo processar alguns alimentos, fluidos e sal que você consome, e as substâncias que ainda estão sendo processados irão contribuir para o seu peso. Por exemplo, se você tiver um grande jantar na noite anterior, o seu peso se elevará ainda de manhã, caso ainda não tenha evacuado.
Isso é especialmente verdade se você consumiu alimentos que contêm muito sódio (churrasco ou comida japonesa, por ex) ou algo que tem mais difícil digestão (como carnes, massas com molhos gordurosos, ou até mesmo alimentos integrais).
Mesmo se você comeu mais do que deveria, o seu peso verdadeiro não deve aumentar de forma significativa durante a noite. Ganho de peso verdadeiro é um processo que ocorre ao longo de um período mais longo de tempo.
Lidar com as flutuações de peso
Uma maneira de prevenir o estresse que resulta de flutuações de peso é pesar-se sempre no mesmo horário. Recomendo que seja sempre pela amanhã, sem roupa e após urinar. Se você é uma pessoa muito ansiosa, então aí sim, pese-se uma vez por semana, e faça isso sem o uso de roupas e sapatos, o que pode adicionar um ou dois quilos na balança.
Tente pesar-se depois de ter evacuado pela manhã. Se você achar que o seu peso é ainda flutuante quando você pesar uma vez por semana, você deve reduzir o uso de sal (principalmente e mais ainda se for o refinado), alimentos salgados (queijos, shoyu, comida japonesa, chirrasco, etc), reduzir ou eliminar o consumo de cerveja (e melhor se tbm as demais bebidas alcoolicas, pois retém líquidos no dia seguinte), e beber muita água para reduzir a quantidade de sódio no organismo.
Ainda, tome cuidado para que o intestino esteja sempre funcionando bem.
Então, pese-se novamente nas próximas duas manhãs.
Se os resultados ainda são de grandes flutuações, você pode ter que reavaliar sua alimentação e programas de exercícios para se certificar de que você não está consumindo mais calorias do que você está queimando e pode ter que visitar uma nutricionista para ajustar sua alimentação e ver seus exames bioquímicos, e um médico para fazer um bom check up da sua saúde, investigando hormônios, pressão arterial e glândulas.
A melhor maneira de julgar a sua mudança de peso de verdade é olhar para como suas roupas se encaixam.
Existem também formas de medir o percentual de gordura em seu corpo, e você pode aprender sobre o seu verdadeiro peso, olhando para esta percentagem em vez do seu peso total (sua nutri irá lhe auxiliar nisso!)
Bom, resumindo:
1) Entenda que o peso pode sofrer flutuações e não desanime!
2) Pese-se sempre no mesmo horário e sem roupas
3) Seu intestino deve funcionar regularmente
4) Tome muita água
5) Avalie sempre sua alimentação
6) Pratique atividade física sempre que possível, seja formal ou informalmente (ou conforme orientação médica)
7) Certifique-se de que sua saúde está ok (hormônios, glândulas, intolerâncias ou alergias por ex), tendo sempre seu check up em dia ;)
Comentários