top of page

Blog & Receitas

GMS, você sabe o que esta sigla significa?


Amplamente utilizado em produtos industrializados, temperos prontos, chips e na culinária oriental, o GLUTAMATO MONOSSÓDICO é o sal de sódio do ácido glutâmico, um aminoácido não essencial, excitador e é utilizado como aditivo alimentar com o objetivo de realçar o sabor dos alimentos.

EFEITOS DO GLUTAMATO MONOSSÓDICO PARA A SAÚDE Embora seu uso como aditivo alimentar seja aprovado por órgãos regulamentadores, como o Food and Drug Administration (FDA), estudos têm relacionado o consumo do glutamato monossódico com sintomas como DOR DE CABEÇA, RUBOR, PALPITAÇÕES, ASMA, DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS E SENSAÇÃO DE CALOR.

E tem mais:

Hipertensão, AVC, infarto , aneurisma, demência, Alzheimer, insuficiência renal crônica, doenças respiratórias e retenção de líquido são apenas alguns dos possíveis efeitos colaterais do alto consumo de ressaltadores de sabores por muito tempo.

Fora os efeitos controversos que os INTOLERANTES à composição do glutamato monossódico podem sofrer logo após a ingestão, como coceira, náuseas, suor excessivo, dor no peito, dormência na boca e na garganta, fadiga, palpitações, dificuldade de respirar e alergias. Além disso, seu consumo está relacionado com o AUMENTO DA OBESIDADE E MAIOR PROCESSO INFLAMATÓRIO DO TECIDO ADIPOSO, ou seja, aumento de citocinas inflamatórias, além de induzir hiperinsulinemia e hiperleptinemia.

E ainda mais! O glutamato monossódico (que pode vir com a sigla GMS na lista de ingredientes), é uma NEUROTOXINA, ou seja, degenera seus neurônios. Sabe o que significa? Comprometimento de sua saúde NEUROLÓGICA com o uso contínuo. Sim! Ratos de laboratório por ex, quando alimentados com este ingrediente (para engoda em experimentos de laboratório), ficam, além de obesos, também com doenças mentais.

O grande problema, no entanto, é que muitas vezes ingerimos o realçador de sabor na composição de outros alimentos que dificilmente nos levantariam suspeitas.

Na lista abaixo você confere alguns dos alimentos que mais contém glutamato monossódico:

MOLHOS E CONDIMENTOS PRONTOS, ENLATADOS OU INSTANTÂNEOS CALDOS PARA CARNES, AVES E PEIXES ALIMENTOS EM CONSERVA COMIDAS PRONTAS ‘DIET’ SALGADINHOS INDUSTRIALIZADOS COMO BATATAS FRITAS, CHEETOS E NACHOS CARNES E LINGUIÇAS CURADAS E DEFUMADAS TEMPEROS E ESPECIARIAS PRONTOS E INDUSTRIALIZADOS COMIDA CONGELADA KETCHUP PROTEÍNA VEGETAL HIDROLISADA SOPAS EM PÓ OU ENLATADAS RESSALTADORES DE SABOR

>>>> O USO DE TEMPEROS NATURAIS, como ervas e especiarias, é uma alternativa eficaz, saudável e muito mais gostosa para eliminar o consumo do glutamato monossódico, e até mesmo reduzir o sal refinado no dia a dia.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page