top of page

Blog & Receitas

Sal rosa ou Sal marinho?


Aos muitos e-mails e mensagens que tenho recebido perguntado sobre uma mensagem que demoniza o Sal Rosa, tenho alguns pontos simples para reflexão:

.

1 - O organismo precisa de sal por uma série de motivos. Sal não é apenas saudável, é essencial.

.

2 - Sugere-se evitar o sal refinado e preferir o sal integral. Não importa se é o sal marinho, ou o sal de rocha, como o dos Himalaias, o importante é que ele não seja refinado.

.

3 - Não existem benefícios substanciais do sal rosa sobre o sal marinho integral (talvez benefícios sutis, como afirmam a Ayurveda e alguns pesquisadores independentes), e declarar que o sal rosa é uma panaceia ou suplemento de sais minerais não é correto. Ele é uma boa opção de sal, assim como o sal da Turquia (azul) o sal do Hawaii (preto), ou o sal de Malbec (vermelho). Definitivamente são sofisticações supérfluas. Um bom sal marinho puro supre as necessidades do organismo de maneira basicamente igual.

.

4 - Ao mesmo tempo, é totalmente incorreto afirmar que "seu consumo não é apropriado para o ser humano". Veja bem: o sal rosa passa por órgãos reguladores na Europa, nos EUA, no Japão e em todos estes países os testes são positivos quanto à sua adequação e pureza.

Será que todos estes institutos falharam em constatar aquilo que uma pessoa do Brasil descobriu em sua casa com métodos simplistas?

A propósito: existem estudos recentes demonstrando a presença de ppms de PLÁSTICO no sal marinho comum. Sim, os mares estão poluídos. Isso significa que você deve evitar o sal marinho?

.

5 - TODO o sal vendido no Brasil precisa por lei ser iodado, portanto afirmar que o sal rosa não tem iodo é uma desatualização pura e simples, assim como os "claims" de que os traços de flúor natural (o mesmo tipo que existe no abacate e na maçã) podem ser prejudiciais à saúde de qualquer forma.

.

6 - O sal rosa provém dos Himalaias, que é uma longa cordilheira abrangendo cinco países, dentre estes, o Paquistão. 😑

.

Resumo: As semelhanças do sal rosa para o sal marinho são muito maiores do que suas diferenças. Não vale a pena glorificar nem demonizar nenhuma destas escolhas. Simples assim.

Texto de Flávio Passos (Pura Vida), ao qual reproduzo na íntegra, por estar em total acordo com o que penso!

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page