QUAL O SEU TIPO??
Qual é o seu tipo??
Determinar a distribuição da gordura corporal de forma mais precisa é importante, uma vez que, há dois tipos de distribuição regional da gordura, as quais alteram os riscos para a saúde em crianças, adolescentes e adultos.
A principal delas é a obesidade tipo androide ou em maçã, na qual o excesso de gordura pode se concentrar mais na região abdominal ou no tronco (se deposita não superficialmente, mas entre as vísceras). É mais frequente (mas não exclusiva) no sexo masculino.
Esse tipo de deposição de gordura estimula os processos que causam a doença cardíaca, além de outras complicações para a saúde como o aumento da resistência a insulina (a qual pode levar à diabetes tipo 2, dentre várias outras doenças).
A segunda delas é a obesidade tipo ginóide (periférica) ou em pêra, na qual o excesso de gordura pode se concentrar mais na região dos quadris. É mais mais frequente (mas não exclusiva) no sexo feminino, e possui menor risco de saúde comparada a obesidade do tipo androide.
OBESIDADE E RISCOS À SAÚDE:
A relação da obesidade com a pressão alta é tão forte que, estima-se, 70% dos pacientes obesos hipertensos, deixam de sê-lo ao emagrecerem. Pesquisas, demonstram ainda, que cerca de 40% dos homens que sofrem de ataques cardíacos e metade de mulheres com câncer de mama são obesos e que, de uma forma geral, os obesos tem, em média, seis anos a menos de vida, se comparados com a população geral. Segundo a Associação Americana de Cardiologia, além do fumo, ausência de atividade física, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, antecedentes familiares e sexo/idade, a obesidade é um fator de risco dos mais importantes, não só por si, mas também por ser fator de risco para o desenvolvimento do diabetes, da dislipidemia e da hipertensão arterial, além também de desregular os hormônios e metabolismo em geral.
COMO AVALIAR A QUANTIDADE (E LOCALIZAÇÃO) DE SUA GORDURA CORPORAL?
O IMC é uma técnica limitada para esse tipo de avaliação, mas existem alternativas clínicas baratas e práticas, que permitem prever a adiposidade corporal com razoável exatidão.
Entre essas alternativas existe a mensuração das pregas cutâneas, das circunferências da cintura, bem como a razão das circunferências da cintura-quadril, e também o exame de bioimpedância.
°°
Apesar de incurável, a obesidade é passível de controle se você estiver estimulado e bem assistido por uma equipe multiprofissional. São alguns deles: nutricionista, médico, educador físico, e psicólogo quando indicado. Para um diagnostico mais realista e individual de sua composição corporal, procure um bom nutricionista!
Se você é de Vitória ES e quer fazer sua avaliação física e ajustar sua alimentação para obter o melhor dos alimentos para o SEU metabolismo e tipo físico,
agende seu horário! WhatsApp 27 99991-7856
Abraços da nutri, e um ótimo final de semana!