Vitamina D e Parkinson
🔊Deficiência de vitamina D está ligada à doença de Parkinson! 🕪 A vitamina D diminui em 3 vezes o risco de ficar resfriado e até diminui a possibilidade de impotência sexual nos homens, dentre várias outras funções importantíssimas ao organismo. Toda semana essa vitamina essencial está nas manchetes, geralmente por seus diversos benefícios à saúde. Mas, recentemente, a vitamina D acrescentou outro item à sua longa lista de benefícios.
Vitamina D e Parkinson: entenda a relação: Aparentemente, possuir um nível adequado de vitamina D pode proteger contra a doença de Parkinson! Os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Emory descobriram que os pacientes com a doença de Parkinson eram mais propensos a ter um nível insuficiente deste nutriente do que as pessoas saudáveis — ou mesmo as pessoas com outras doenças degenerativas, como a doença de Alzheimer. Os cientistas ainda não concluíram se o nível baixo de vitamina D contribuía para o aparecimento da doença ou se ele acontecia devido à enfermidade. Mesmo assim, os estudos prévios indicam que a área do cérebro mais afetada pela doença de Parkinson “contém um alto nível do receptor de vitamina D, sugerindo que esta talvez seja importante para as funções normais destas células.” 🕪🕪
De qualquer maneira, a ligação era forte o suficiente para engatilhar uma pesquisa de acompanhamento, usando a vitamina D para possivelmente reduzir a severidade da doença de Parkinson em pacientes que lutam contra a doença. Embora os resultados deste estudo ainda não estejam disponíveis, está bastante claro que a obtenção — e manutenção — de um nível adequado de vitamina D deveria ser uma prioridade para todos, não só os pacientes com a doença de Parkinson!