Utensílios de plástico e Hormônios femininos
Nós estamos constantemente expostos a químicos xenobióticos (substanciâncias estranhas ao organismo) no dia-a-dia, seja nos alimentos que ingerimos, na água que bebemos, ou nos cosméticos e produtos de higiene que usamos.
Mas "estamos" pode ser uma palavra incorreta, porque a partir do momento em que nos consciencializamos para o problema, a tendência é reduzir ao máximo a exposição, o que é até certo ponto possível, sim!
Um dos efeitos melhor caracterizados destes xenobióticos, é a disrupção endócrina. Ou seja, eles afetam o funcionamento normal do nosso sistema hormonal, exercendo um efeito semelhante aos hormônios esteróides, nomeadamente o estrogênio (hormônio feminino).
Dois dos químicos mais mediáticos são o bisfenol A e os ftalatos, presentes nos plásticos.
Os plásticos são um veículo destes xenobióticos que migram facilmente para os produtos que ingerimos, e a água engarrafada é um dos casos melhor caracterizados.
Uma equipe de investigadores Alemã comparou a atividade estrogênica presente em águas engarrafadas em recipientes de plástico ou vidro. Os resultados mostram que essa atividade é cerca de 3 vezes maior em garrafas de plástico (PET).
As implicações são óbvias... uma desregulação hormonal incrível com diversas consequências metabólicas em decorrência do aumento em demasia dos hormônios femininos em mulheres, homens e crianças.
É sempre preferível optar pelas garrafas e copos de vidro ou cerâmica ou inox.
Caso não seja possível, pelo menos assegurem-se que os recipientes de plásticos não são expostos a temperaturas elevadas, uma vez que o calor aumenta a migração dos químicos para a água.
Não é boa ideia deixar uma garrafa no carro em plano Verão, por exemplo.
Mas muito pior idéia é deixar as garrafas completamente expostas ao sol como acontece no transporte e armazenamento do hipermercado mais próximo de casa. É quase certo que não se trate de desleixo, mas apenas ignorância relativamente a um problema sério de saúde pública.
Fat New World
Comments