Alimentação da mulher idosa
A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA NUTRIÇÃO PARA AS MULHERES
Com os avanços na ciência e medicina, a população está vivendo por mais tempo. Isso vem com um novo conjunto de condições de saúde que precisamos nos concentrar para garantir uma boa qualidade de vida.
A fragilidade (síndrome geriátrica caracterizada por fraqueza, risco de declínios de saúde e função) é uma dessas condições associadas à idade que pode levar a défices de saúde e eventual mortalidade. Mas há mudanças que as pessoas podem fazer para retardar ou limitar seus efeitos.
Estudos sugerem que ajustes dietéticos têm um impacto positivo sobre as pessoas com fragilidade e que a nutrição equilibrada pode limitar os seus efeitos sobre a função.
Os pesquisadores descobriram no período de 12 anos de seguimento que as mulheres que mantiveram (quantitativa e qualitativamente) melhores dietas apresentaram reduzidas taxas de mortalidade comparativamente às que as que não os fizeram. As participantes que tiveram maior consumo de proteína e energia e que aderiram melhor à alimentação proposta apresentaram menores taxas de mortalidade.
Esta associação foi ainda mais forte para aquelas com fatores de risco pré-existentes, como comorbidade crônica e mulheres fumantes.
De particular importância é a relação entre a ingestão de proteínas e a mortalidade por todas as causas, que sugere que a demanda de proteínas pode aumentar com o avançar da idade.
Globalmente, este estudo destaca a importância de uma boa nutrição, especialmente durante o envelhecimento, e traz à atenção certos aspectos da alimentação, como o ajuste protéico, que podem ser modificados para melhorar a saúde e a qualidade de vida.
Referências:
http://www.medicalnewsbulletin.com/importance-good-nutrition-older-women/
Comments