COMO O AÇÚCAR AFETA SUAS EMOÇÕES
Que o açúcar em excesso faz mal para a saúde não é novidade para ninguém.
Mas... e quais são os EFEITOS DO AÇÚCAR EM SEU CÉREBRO?
Estudos mostram que consumir altos níveis deste ingrediente pode afetá-lo negativamente - danificando desde a função cognitiva até a sensação de bem estar.
A grande maioria das pessoas não consomem açúcar com responsabilidade. Só para se ter uma idéia, 74% dos produtos embalados que são encontrados nos supermercados são doces.
Quando consumimos açúcar (leia-se doces no geral, além do ingrediente em si!), o cérebro recebe sinais para liberar uma onda de hormônios que promovem o bem-estar.
A dopamina é um deles.
O problema começa a surgir quando o estímulo, que era para ser ocasional, é ativado com frequência, dando início a uma série de eventos desagradáveis, por consequência da flutuação de açúcar/glicose e insulina:
oscilação de humor, ansiedade, depressão, perda de controle, e ainda, uma maior tolerância ao açúcar. O que faz a pessoa buscar cada vez mais por este sabor que, a longo prazo, pode agravar os efeitos acima.
Percebeu o ciclo vicioso?
E se sabe, por diversos estudos, que este ciclo vicioso do doce aumenta a inflamação, o que prejudica diversas reações do sistema nervoso central, causando déficits de aprendizado, memória, velocidade motora e outras funções cognitivas.
As correlações entre açúcar e cérebro também levam ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, por estar associado ao aumento da placa β-amiloide, envolvida no desenvolvimento da doença.
Para evitar a alta ingestão de açúcar, procure substituir os doces por frutas frescas ou desidratadas, e sempre acompanhadas por 1 a 2 sementes oleaginosas (amêndoa por ex).
Desta forma, além de se obter o doce, o organismo também absorve gorduras boas, fibras, fitoquímicos que bloqueiam os efeitos negativos do açúcar na corrente sanguínea e antioxidantes que promovem muitos benefícios ao nosso corpo.
Assista ao vídeo abaixo, onde converso sobre este assunto tão importante!
Sinta-se a vontade para compartilhar ;)
Fontes:
PARK, S.; XU, F.; TOWN, M. et al. Prevalence of sugar-sweetened beverage intake among adults – 23 states and the District of Columbia, 2013. MMWR Morb Mortal Wkly; 65(7):169-74,2016.
REICHELT, A.C.; RANK, M.M. The impact of junk foods on the adolescent brain. Birth Defects Res; 109(20):1649-1658, 2017.
HSU, T.M.; KONANUR, V.R.; TAING, L. et al. Effects of sucrose and high fructose corn syrup consumption on spatial memory function and hippocampal neuroinflammation in adolescent rats. Hippocampus; 25(2):227-239,2015.
GINIEIS, R.; FRANZ, E.A.; OEY, I. et al. The sweet effect: comparative assessments of dietary sugars on cognitive performance. Physiol Behav; 184:242-247, 2018.
QUER INCREMENTAR SUA SAÚDE e QUALIDADE DE VIDA?
Saiba abaixo sobre todos os serviços da Nutri Ale, e veja qual (ou quais) você pode iniciar,
como um INVESTIMENTO para a sua QUALIDADE de vida!
- Acompanhamento Clínico Nutricional;
- Avaliação Física: por Bioimpedância OU por Pregas Cutâneas (padrão internacional ISAK);
- Curso Cozinha Saudável, com aulas customizadas, conforme as necessidades de sua família;
- Elaboração de Cardápios Familiares;
- Exame de Mineralograma capilar;
- Processo de Coaching em saúde, emagrecimento e Qualidade de vida;
- Grupos de Emagrecimento e qualidade de vida em Empresas.
Quer se inspirar primeiro?
Venha aqui e leia DEPOIMENTOS de clientes :) :)