top of page

Blog & Receitas

FOME OCULTA, já ouviu falar?


Fome oculta é a necessidade de um ou mais nutrientes em que NÃO HÁ SINAIS de carência, mas ALTERAÇÕES SILENCIOSAS que deixam sequelas. O corpo sente esta necessidade oculta de certos nutrientes escassos na alimentação e o risco de desenvolvimento de doenças como o câncer, osteoporose, diabetes e problemas cardiovasculares aumenta.

°°Causa:

Normalmente, a fome oculta aparece sem que se perceba e não está necessariamente relacionada ao baixo grau de escolaridade ou a más condições socioeconômicas. Essa complicação pode atingir qualquer camada social.

Ainda, entre as pessoas de alto poder aquisitivo, é reflexo principalmente de modismos, falta de conhecimento sobre os alimentos e tabus.

°°Sintomas:

São bastante variados: músculos contraídos ou doloridos, cãibras, cansaço, fraqueza, irritabilidade, alterações na pele e mucosas e queda de cabelos.

°°Como evitar a fome oculta:

Para prevenir , é essencial manter uma alimentação que inclua todos os grupos alimentares: frutas, verduras, legumes, alimentos fonte de proteínas e de carboidratos. Os alimentos devem ser consumidos de forma balanceada, sem exageros ou escassez. Uma boa dica é fazer sempre pratos bem coloridos.

A alimentação inadequada pode ser resolvida por meio da educação alimentar.

Para avaliação e adequações individualizadas, procure um bom nutricionista ;)

Referências bibliográficas

1. Nair MK, Augustine LF, Konapur A. Food-Based Interventions to Modify Diet Quality and Diversity to Address Multiple Micronutrient Deficiency. Front Public Health. 2016 Jan 5;3:277. Fonte: RGNutri

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page