O VÍCIO NO AÇÚCAR É MILENAR
Desde o inicio dos tempos o sabor doce agrada ao paladar, há 10 mil anos a cana de açúcar passou a ser cultivada , naquela época comê-la inteira era considerado como um elixir e sua mistura em água algo frequente em rituais. O açúcar processado começou a ser utilizado na Índia, como remédio e também em cerimonias religiosas.
No Brasil, a cana foi trazida pelos portugueses criando extensas plantações e utilizando mão de obra escrava, levando assim a sua produção em toneladas.
O consumo acompanhou a produção e o preço diminuiu, tornando-o assim um dos ingredientes mais utilizados na indústria alimentícia. Assim, é percebida no decorrer dos anos a ingestão cada vez maior, sendo que O BRASILEIRO, segundo pesquisas, CONSOME MAIS DE 50kg POR ANO, um número alarmante, visto que seu consumo em excesso é um dos fatores predominantes para desencadear DIVERSOS PROBEMAS À SAÚDE.
Por muito tempo o foco do surgimento das doenças cardíacas foi somente a gordura, entretanto, para alguns especialistas a principal razão é o excesso do açúcar, em especial a frutose, que em combinação com a glicose forma a sacarose (o açúcar de mesa). A glicose é metabolizada de forma rápida por todo o corpo humano, já a frutose é processada pelo fígado e em altas concentrações contribui com a produção dos TRIGLICÉRIDESs, esse aumento desencadeia doenças no próprio órgão (como a ESTEATOSE HEPÁTICA na qual há o acumulo de gordura no local) e também as DOENÇAS CARDÍACAS. Além disso, seu excesso no sangue pode levar à HIPERTENSÃO e tornar os tecidos mais resistentes a ação da insulina, levando assim ao DIABETES.
Ainda sobre seu excesso, uma grande preocupação é seu CONSUMO PELAS CRIANÇAS, que chega a 21 kg por ano, principalmente pelo aumento da presença de PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, que abusam da quantidade para conferir sabor “mais agradável” e atraente para esse público, isso contribui com o aumento dos números de SOBREPESO E OBESIDADE na infância, desencadeando problemas ainda mais graves com o passar dos anos. Vista a possibilidade de adaptação do paladar, é interessante investir na conscientização em casa e na escola, sendo o segundo de suma importância, pois é o local em que adquirimos grande parte de nossos hábitos.
A vontade de comer alimentos doces e açucarados vem do seu ESTÍMULO NO CÉREBRO, pois causa sensação de prazer SEMELHANTE AO DAS DROGAS, portanto, assim como os vícios, não deve ser ignorado. Logo, a diminuição de seu consumo é extremamente benéfica ao organismo pelo desaparecimento da falta de ânimo, que é perdido com o excesso de seu consumo, já que a SENSAÇÃO DE GANHO DE ENERGIA É RÁPIDA, porém QUANDO PASSA, DEIXA O EFEITO CONTRÁRIO. Além disso, com a adoção de hábitos saudáveis os benefícios à saúde serão notados a curto e longo prazo.
Fonte : National Geographic Br